segunda-feira, 3 de junho de 2013

Força Elástica

Repare que em uma mola presa em uma das extremidades a um suporte, esta em estado de repouso (sem ação de nenhuma força).
Isso acontece, porque quando aplicamos uma força F na outra extremidade, a mola tende a deformar (esticar ou comprimir, dependendo do sentido da força aplicada).
Ao estudar as deformações de molas e as forças aplicadas, Robert Hooke (1635-1703), verificou que a deformação da mola aumenta proporcionalmente à força. Daí estabeleceu-se a seguinte lei, chamada 
Lei de Hooke:

Onde:
F: intensidade da força aplicada (N);
k: constante elástica da mola (N/m);
x: deformação da mola (m).


A constante elástica da mola depende principalmente da natureza do material de fabricação da mola e de suas dimensões. Sua unidade mais usual é o N/m (Newton por metro) mas também encontramos N/cm; kgf/m, etc.

Exercícios

 Evaristo avalia o peso de dois objetos utilizando um dinamômetro cuja mola tem constante elástica 
K = 35 N/m.
Inicialmente, ele pendura um objeto A no dinamômetro e
a deformação apresentada pela mola é 10 cm. Em seguida, retira A e pendura B no mesmo aparelho, observando uma distensão de 20 cm. Após essas medidas, Evaristo conclui, corretamente, que os pesos de A e B valem, respectivamente, em newtons:

a) 3,5 e 7,0
b) 3,5 e 700
c) 35 e 70
d) 350 e 700

2 – O bloco da figura tem massa de 2,0 kg e está em movimento em uma superfície horizontal, em virtude da aplicação de uma força constante F, paralela à superfície e de intensidade 60 N. Adote g = 10 m/s2 e despreze o efeito do ar. O coeficiente de atrito dinâmico entre o bloco e a superfície é igual a 0,20. A aceleração do bloco tem módulo igual a:

a) 20 m/s²
b) 28 m/s²
c) 30 m/s²
d) 32 m/s²
e) 36 m/s²

Respostas

1 – A ; 2 – B 

Lucas Cardoso

Um comentário: